Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Série: 8ª Ano A.
Pabliny Ribeiro Souto Série: 8ª Ano B.
Aluno (a):___________________________________________________
Taquaral de Goiás, 22 de Fevereiro de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 22/02/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-la.
Conteúdo: Ateliê de artista e espaços para criar.
(Unidade Temática: Artes Visuais. Objeto de Estudo: Materialidades Processos de criação Sistemas da linguagem. BNCC (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.) Competências: 2/3/4 e 6.
Estudo:
Vamos começar pensando um pouco sobre esse espaço de estudo que é a nossa casa. Nosso lugar onde paramos para estudar, pesquisar, desenhar ou criar.
Os artistas muitas vezes também trabalham, estudam e criam em suas casas, normalmente em espaços chamados estúdios ou ateliês.
Vamos observar agora alguns desses ateliês de artistas nas imagens: Esse é o ateliê de Tarsila do Amaral, parece um espaço aconchegante, com livros pelo chão, cavalete com desenho, cadeiras e mesa.
Aqui vemos Frida Kahlo pintando. Durante sua carreira ela precisou fazer uma cirurgia e enquanto se recuperava, improvisou e trabalhou de sua cama, mesmo!
Essa é uma foto dos estandes do ateliê de Leda Catunda, como ela gosta de experimentar diversos materiais acaba criando uma bagunça em seus vários armários para fazer suas obras.
Este é Picasso em seu Ateliê, ele gostava de bastante espaço para criar suas obras e até para dançar. Além disso, às vezes trabalhava assim, de pijama, roupão e roupas de ficar em casa mesmo.
Atividades.
1 - Responda:
a) Imagine que você também é um artista que está montando o seu ateliê, que itens não poderiam faltar? (liste 10 coisas no mínimo)
Re:
b) Observando as obras e artistas da aula apresentada no vídeo, com o qual ateliê ou artista você mais se identifica? Por quê?
Re:
c) Qual seria a playlist que tocaria no seu ateliê? (Cite ao menos 3 músicas, lembre-se que a linguagem delas deve ser adequada ao ambiente escolar, sem palavrões, ou qualquer expressão vulgar).
Re:
d) Você acha que o ambiente (espaço/lugar) influencia na produção dos artistas e da gente enquanto estuda ou cria? Explique o porquê e justifique: