sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

7º ano A Atividade de Matemática referente ao 1º Ciclo de 2021

Colégio Estadual Princesa Isabel.

Taquaral de Goiás, 05 de Fevereiro de 2.021.

Professor: Rafael Camargo de Souza Neto.

Aluno (a): __________________________________ nº ____

Série: 7° Ano  Turma:  Turno: Matutino

                             Atividades de Matemática referente ao 1° ciclo de 2021



            Os conceitos de múltiplos e divisores são decorrentes das operações.

Os conceitos de múltiplos e divisores de um número natural estendem-se para o conjunto dos números inteiros. Quando tratamos do assunto múltiplos e divisores, referimo-nos a conjuntos numéricos que satisfazem algumas condições. Os múltiplos são encontrados após a multiplicação por números inteiros, e os divisores são números divisíveis por um certo número.

Devido a isso, encontraremos subconjuntos dos números inteiros, pois os elementos dos conjuntos dos múltiplos e divisores são elementos do conjunto dos números inteiros. Para entender o que são números primos, é necessário compreender o conceito de divisores.


Múltiplos de um número

Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, o número a é múltiplo de b se, e somente se, existir um número inteiro k tal que a = b · k. Desse modo, o conjunto dos múltiplos de a é obtido multiplicando a por todos números inteiros, os resultados dessas multiplicações são os múltiplos de a.

Por exemplo, listemos os 12 primeiros múltiplos de 2. Para isso temos que multiplicar o número 2 pelos 12 primeiros números inteiros, assim:

2 · 1 = 2

2 · 2 = 4

2 · 3 = 6

2 · 4 = 8

2 · 5 = 10

2 · 6 = 12

2 · 7 = 14

2 · 8 = 16

2 · 9 = 18

2 · 10 = 20

2 · 11 = 22

2 · 12 = 24

Portanto, os múltiplos de 2 são:

M(2) = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24}

Observe que listamos somente os 12 primeiros números, mas poderíamos ter listado quantos fossem necessários, pois a lista de múltiplos é dada pela multiplicação de um número por todos os inteiros. Assim, o conjunto dos múltiplos é infinito.

Para verificar se um número é ou não múltiplo de outro, devemos encontrar um número inteiro de forma que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Veja os exemplos:

→ O número 49 é múltiplo de 7, pois existe número inteiro que, multiplicado por 7, resulta em 49.

49 = 7 · 7

→ O número 324 é múltiplo de 3, pois existe número inteiro que, multiplicado por 3, resulta em 324.

324 = 3 · 108

O número 523 não é múltiplo de 2, pois não existe número inteiro que, multiplicado por 2, resulte em 523.

523 = 2 · ?

 

Divisores de um número

Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, vamos dizer que b é divisor de a se o número b for múltiplo de a, ou seja, a divisão entre b e a é exata (deve deixar resto 0).

Veja alguns exemplos:

→ 22 é múltiplo de 2, então, 2 é divisor de 22.

→ 63 é múltiplo de 3, logo, 3 é divisor de 63.

→ 121 não é múltiplo de 10, assim, 10 não é divisor de 121.

Para listar os divisores de um número, devemos buscar os números que o dividem. Veja:

– Liste os divisores de 2, 3 e 20.

D(2) = {1, 2}

D(3) = {1, 3}

D(20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Observe que os números da lista dos divisores sempre são divisíveis pelo número em questão e que o maior valor que aparece nessa lista é o próprio número, pois nenhum número maior que ele será divisível por ele.

Por exemplo, nos divisores de 30, o maior valor dessa lista é o próprio 30, pois nenhum número maior que 30 será divisível por ele. Assim:

D(30) = {1, 2, 3, 5, 6, 10, 15, 30}

Atividades

  01.Efetuando divisões, verifique quais dos números a seguir são múltiplos de 8.

a) 96

b) 110

c) 120

d) 216

e) 188

 

02. Juliano possui 192 fotografias e pretende distribuí-las em álbuns de maneira que em cada álbum tenha a mesma quantidade de fotografias. De acordo com estas informações, classifique cada informação a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F). 

a) As fotografias podem ser distribuídas em 9 álbuns?

b) Após a distribuição, cada álbum pode conter 96 fotografias?

c) Para a distribuição das fotografias podem ser utilizadas 12 álbuns?

 

03.  Escreva uma multiplicação para resolver cada problema, em seguida resolva:

a) Marlene trabalha como diarista e recebe R$45,00 por dia. Quantos reais Marlene recebeu em um mês que trabalhou 22 dias?

b) Em uma sala de aula contém 7 filas com 5 alunos em cada fila. Quantos alunos há na sala de aula?

04. Escreva os múltiplos de 8 e os múltiplos de 12 menores que 100.

a) Dos múltiplos que você escreveu, quais são os múltiplos comum de 8 e 12?