segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

GEOGRAFIA 8º Ano A e B- Ensino Fundamental

 

Colégio Estadual Princesa Izabel. Taquaral de Goiás, 25 de janeiro de 2021.

Diretor: Wattson Mamede de Souza

Coordenadora: Iêda Martins Cananéia

Profª. de Geografia: Rubla Moame

Aluno:                         Série: 8º Ano   Turma: A e B  

Atividade de Revisão da disciplina de Geografia sobre: Impactos ambientais na Amazônia e no Brasil.

Escreva no caderno primeiramente o cabeçalho, em seguida o título da atividade e depois inicia-se a atividade. Copiar as perguntas e responder, com respostas bem organizadas.

Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil?

Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por causa das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas devido à falta de cobertura vegetal. A perda de floresta reduzirá também a capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas. 

A geração e a dispersão da fumaça comprometem a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.

O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a perda de habitat das espécies sobreviventes.

Do mesmo modo, os incêndios causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas: perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.

O aumento das queimadas e do desmatamento gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazônica e, consequentemente, a diminuição dos rios voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.

Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável. Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo.

Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.

Os efeitos combinados do desmatamento e crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até 2050.

 

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) as causas dos incêndios na Amazônia.

(     ) as hipóteses sobre os incêndios na Amazônia.

(     ) as consequências dos incêndios na Amazônia.

 

Questão 2 – Segundo o texto, as áreas atingidas pelos incêndios, “serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas”. Aponte o motivo:

 

Questão 3 – No segmento “[...] espécies emblemáticas como a onça-pintada [...]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “raras”.

(     ) “simbólicas”.

(     ) “problemáticas”.

 

Questão 4 – No segmento “[...] responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.”, a que o texto se refere?

 

Questão 5 – De acordo com o texto, “os incêndios provocam um impacto incalculável” porque:

(     ) “a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos”.

(     ) “recuperar o que se perdeu levaria décadas.”

(     ) “a autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo.”

 

Questão 6 – Releia este fragmento do texto:

 

“Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso [...]”

 

No fragmento acima, o vocábulo destacado indica:

(     ) um fato que explica o fato anterior.

(     ) um fato que se soma ao fato anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 

Questão 7 – No último período do texto, o autor expõe:

(     ) uma estimativa.

(     ) uma suposição.

(     ) uma alternativa.