segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Série: 8ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 25 de Janeiro de 2021.                                      Horário: Até às 22:30h

Aluno(a):                                                                                

      Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021

 

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. A ortografia, a concordância e a estrutura da frase serão itens considerados na avaliação e aplicação da nota.

4-Leia os textos com bastante atenção, antes de responder as questões.

 Olá! Vamos iniciar nossas aulas bem animados!?

Descritores críticos:

Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina.

Nesta atividade os descritores críticos são:

D01 Localizar informações explícitas em um texto.

D6 -Identificar o tema de um texto;

D12 -Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.


Atividade sobre a crônica adaptada "Empatia", da Martha Medeiros

Empatia


As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os direitos que ele tem.

   Nada impede? Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A ignorância também. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito e considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam.  Precisamos de mais gentileza. Só que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.

(Martha Medeiros)

a) Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que alguém desenvolva a empatia?

b)      Você se considera uma pessoa empática? Justifique sua resposta.

c)  Transcreva do final da crônica uma passagem em que a autora valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária do que a simpatia, posicionando-se sobre isso.

 

Dialogando com o texto:

2) Sobre a tirinha abaixo, responda:


a) Justifique as aspas utilizadas acima:
b) Circule na tirinha um vocativo:
c) Explique o emprego das reticências em cada quadrinho:

3) Sobre a tirinha a seguir responda:



a) Por que a menina diz que "empatia não é pra qualquer um!"?

b) Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
c) Elabore uma fala para o Armandinho, no último quadrinho:
d) Das exigências citadas, qual você considera mais difícil? Por quê?


4) Qual a relação entre as tirinhas e a crônica? Explique: