Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
Ano A e B
Taquaral
de Goiás, 25 de Janeiro de 2021. Horário: Até
às 22:30h
Aluno(a):
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. A
ortografia, a concordância e a estrutura da frase serão itens considerados na
avaliação e aplicação da nota.
4-Leia os
textos com bastante atenção, antes de responder as questões.
Descritores críticos:
Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e
competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos
que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina.
Nesta atividade os descritores críticos são:
D01 Localizar informações explícitas em um texto.
D6 -Identificar o tema de um texto;
D12 -Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Atividade sobre a crônica adaptada
"Empatia", da Martha Medeiros
Empatia
As pessoas se preocupam
em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas
talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se
colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da
identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que
entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o
faz sofrer e os direitos que ele tem.
Nada impede? Desculpe, foi força de
expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A ignorância também.
Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim,
pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na
estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes
dos seus será criticado em vez de aceito e considerado. Os ignorantes têm medo
do desconhecido, e o evitam. Precisamos de mais gentileza. Só que, para
muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote
que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai
muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos.
A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida
alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você
e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só
desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de
responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz,
é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade
civilizada de fato.
(Martha
Medeiros)
a) Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que alguém desenvolva a empatia?
b) Você se considera uma pessoa empática? Justifique sua resposta.
c) Transcreva
do final da crônica uma passagem em que a autora valoriza a empatia como uma
atitude socialmente mais necessária do que a simpatia, posicionando-se sobre
isso.
Dialogando
com o texto:
2) Sobre
a tirinha abaixo, responda:
a)
Justifique as aspas utilizadas acima:
b) Circule na tirinha um vocativo:
c) Explique o emprego das reticências em cada quadrinho:
3) Sobre
a tirinha a seguir responda:
a)
Por que a menina diz que "empatia não é pra qualquer um!"?
b)
Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
c) Elabore uma fala para o Armandinho, no último quadrinho:
d) Das exigências citadas, qual você considera mais difícil? Por quê?
4) Qual a relação entre as tirinhas e a crônica? Explique: