segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 25 de Janeiro de 2021.

Data da entrega: Ainda hoje 25/01/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Ciclo de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

4. Não precisa copiar os textos. Copie somente as atividades e responda.

 OLÁ GALERAAAAA! HOJE TEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA! OBA!

Tema: Gênero Entrevista. Análise e formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar .
Habilidades Essenciais: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas e, em tirinhas e memes, a crítica, a ironia ou o humor presente; (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos; (EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como cartas do leitor (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc

ENTREVISTA


 Entrevista é um diálogo entre duas ou mais pessoas: entrevistador (es) e entrevistado(s). O principal objetivo é extrair declarações e informações sobre determinado assunto. As entrevistas são muito utilizadas pelos jornais, sites, revistas, rádios e tvs com o intuito de passar um conhecimento para a população. Além de jornalística, existe também a entrevista de emprego, social, psicológica, entre outras.

    As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda, pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado. Nas entrevistas publicadas em meios impressos, por exemplo, é possível perceber a utilização de muitos sinais de pontuação, como travessão, aspas, reticências, interrogação, parênteses, em alguns casos até detalhando aspectos do entrevistado, como emoções, lágrimas e risos.

    De maneira geral, a entrevista é estruturada da seguinte maneira: definição do tema, roteiro, título e revisão.

1. Definição do tema: é o primeiro passo para a entrevista acontecer. Somente a partir daí é possível escolher o entrevistado (fonte) que tem mais conhecimento sobre aquele assunto e que contribuirá para enriquecer o texto.

2. Roteiro: como o próprio nome diz, é o material que vai guiar o entrevistador no momento da entrevista. Para elaborá-lo é imprescindível pesquisar sobre o tema e sobre a fonte. A partir daí podem ser listadas algumas perguntas que nortearão o trabalho, apesar de que podem surgir outras questões interessantes além do que estará no papel.

3. Título: realizada a entrevista, ela é transcrita, se for para jornal, revista ou internet. Muitas vezes ela é iniciada com um título, que deve resumir o assunto abordado de maneira interessante, que prenda a atenção do leitor.

4. Revisão: por fim, é fundamental que todo o texto seja revisado para identificar possíveis erros de escrita.

    É comum que seja utilizada uma câmera ou gravador para que seja possível transcrever de maneira literal tudo que foi dito.

ATIVIDADES

 Leia o trecho do texto abaixo publicado na revista “Planeta” para responder às próximas atividades:

           Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes?

O cineasta paulista Fernando Meirelles concilia o cinema com o ativismo em defesa das florestas e dedica boa parte do seu tempo a acompanhar as questões ecológicas.

        Aos 56 anos, o cineasta Fernando Meirelles integra a galeria dos melhores diretores do cinema brasileiro. Entusiasta de filmes experimentais na juventude criou programas para a televisão, trabalhou com publicidade e dirigiu sucessos como Cidade de Deus, em que usou a estética dos videoclipes para retratar a violência no Rio de Janeiro – obra que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

           Precisamos mudar de cultura para adequar nossa civilização aos limites do planeta?

          Sabemos que precisaríamos dos recursos de três planetas para a população atual alcançar os padrões de consumo do Primeiro Mundo. Esse parece ser o objetivo de todos os governos e habitantes. Mas está claro que essas aspirações não cabem no espaço que temos. Apesar de muitos estudos anunciando a falta iminente de minérios, de peixes ou de água potável, nossa sociedade não sabe existir sem crescer.

          Há pessimismo sobre o esforço para se controlar as mudanças climáticas. Estamos numa corrida contra o tempo?

          Alguns cientistas dizem que estamos quase no ponto em que o processo de aquecimento se torna irreversível. Outros, que já ultrapassamos. Em 2000 estava claro que para o planeta não esquentar 2º centígrados até 2050 as emissões de carbono teriam que ser reduzidas em 2% ao ano, ao longo da década. Não aconteceu. Há indícios claros de que algo está mudando muito mais rapidamente do que se previa.

          Você acha que há empenho em mudar o modelo de vida consumista que temos?

        Muito pouco. Ambientalista ainda é sinônimo de chato, quando não de hippie. Em curto prazo entendo por que se associa crescimento a bem-estar. O problema é que a visão de longo prazo não cabe no sistema visual dos homens públicos: eles trabalham com horizontes que vão, no máximo, até as próximas duas ou três eleições.

           O cinema pode mitigar as emissões de carbono?

 Como toda forma de comunicação, o cinema pode ajudar a mudar comportamentos ao informar e tocar as pessoas. Lembro que fiquei extremamente impactado ao assistir a filmes como o francês Home – nosso Planeta, nossa casa ou o norte-americano Food Inc. São filmes sensacionais a respeito dos temas desta entrevista. Deixo a recomendação aos leitores. (Por Maria da Paz Trefaut)

1. Qual é o objetivo de uma entrevista?

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2. O texto lido pertence ao gênero textual:

a) (    ) entrevista.

b) (    ) relatório.

c) (    ) biografia.

d) (    ) notícia.

3. Quem é a entrevistadora e quem é o entrevistado no texto?

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4. Qual é o assunto principal abordado no texto?

a) (  ) O Cinema brasileiro.

b) (  ) A biografia do cineasta.

c) (  ) As questões ecológicas e os grandes impactos ambientais que ocorrem no planeta.

d) (  ) O consumismo.

Você está indo muito bem!

5. Observe a linguagem usada pela entrevistadora e pelo entrevistado. Que variedade linguística foi empregada?

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6. O entrevistado é pessimista ou otimista em relação às pessoas mudarem suas posturas sobre o consumismo? Explique sua resposta.

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7. Há alguma pergunta da entrevistadora que relaciona cinema com meio ambiente? Qual o propósito dessa pergunta?

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