segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Atividade de História 6ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 26 de janeiro de 2021

Série: 6º A e  B

 

Data de entrega: 26-01-2021

Conteúdo- O que e História.

Objetivo- Aprender e compreender sobre tempo , como estudar História, e desenvolvimento de tal.

 Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

-ATENÇÃO

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

                                   Leia o texto e copie e responda as questões abaixo no caderno

Lendas e Mitos

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida em que vão sendo recontadas. Como referenciar: "Lendas e Mitos"

O que é História?

O que é História? Essa pergunta faz-nos refletir sobre a utilidade dessa disciplina para nossa vida, sobretudo quando ela consegue dar respostas sobre curiosidades que nos afligem.

Muitas pessoas fazem essa pergunta na tentativa de dar resposta à outra: “Para que serve a História?”. Bom, poderíamos dizer, inicialmente, que a palavra “história”, para os antigos gregos (que a criaram), significava “pesquisa”, “investigação”, isto é, implicava a busca pelos vestígios dos fatos passados, das glórias e das tragédias vividas pelos homens e mulheres que nos antecederam. Essa busca pela reconstrução desses fatos tinha o objetivo de não deixar morrer a memória de um povo, de uma nação, de uma civilização ou da humanidade como um todo.

Quando nos vem à mente alguma curiosidade sobre a História, sempre estamos querendo reavivar essa memória e nunca deixá-la perecer. É por isso que a História sempre esteve presente em todas as civilizações. Quando perguntamos “o que é a civilização grega?” ou “o que é a Revolução Francesa?” ou, ainda, “o que é a Marcha para o Oeste dos Estados Unidos?”, estamos a perguntar sobre coisas que, quando elucidadas, ajudam-nos a entender melhor o sentido da presença humana na Terra, ainda que não digam respeito à nossa vida diretamente. Veja um exemplo:

Um jovem de 15 anos que mora no Brasil vê no noticiário uma reportagem sobre a Guerra Civil na Síria. Ao longo da reportagem, há referências a “grupos rebeldes sunitas”. A pergunta que vem imediatamente à mente desse rapaz é: “O que é sunita”? Por não estar diretamente ligado à população da Síria, o interesse desse jovem por um acontecimento atual leva-o a fazer uma pergunta que necessita de explicações históricas. Daí que, para entender a referida guerra, ele terá que saber não apenas o que é sunita, mas também o que é xiita, o que é islamismo, o que é radicalismo islâmico etc. Uma pergunta referente a uma curiosidade que envolva História sempre gera mais uma pergunta, e uma mais, e assim sucessivamente.

Outro exemplo possível seria o de uma pessoa que passasse pela região central da capital da Alemanha, Berlim, sem conhecer bem a história recente desse país e visse fragmentos de um muro que, ao que lhe parece, circundava boa parte da cidade. A pergunta que essa pessoa faria, instantaneamente, é “que muro é esse?” ou, mais precisamente, “o que é o muro de Berlim?”. Logo que recebesse as primeiras informações, outras perguntas viriam, como: “o que é a Guerra Fria?” e “o que é a Reunificação da Alemanha?”

Esses exemplos ajudam-nos a pensar sobre como a História pode suprir nossas necessidades de compreender o mundo. A História não tem necessariamente um caráter de utilidade funcional, como algumas ciências – a Química, por exemplo, que é usada para resolver problemas práticos: produção de remédios, refinamento de petróleo etc. A História é útil na medida em que nos dá a base para construirmos sentido, isto é, para conseguirmos entender como as coisas que se passam no mundo atual têm conexão com fatos passados. Esse sentido, invariavelmente, é construído por meio de uma narrativa, de uma história, no sentido de narração mesmo. É por isso que muita gente que gosta de ler ficção (romances e contos) também gosta de livros de História, pois a narrativa é a base para as duas.

Sendo assim, a História serve para nos situarmos no tempo, para não nos deixar desorientados, sem referências passadas e sem perspectivas para o futuro ancoradas nessas referências.

                                                   EXERCÍCIOS

1- Compare lendas e mitos com história.

2- O texto aponta a seguinte afirmação: “História pode suprir nossas necessidades de compreender o mundo”. Explique.

3- “A História é útil na medida em que nos dá a base para construirmos sentido, isto é, para conseguirmos entender como as coisas que se passam no mundo atual têm conexão com fatos passados”. Então para que serve a história?

4- Faça um desenho referente ao texto acima, destacando o que você achou de mais interessante. Use sua criatividade.