Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 26 de janeiro de 2021
Série: 6º A e B
Data de entrega: 26-01-2021
Conteúdo- O que e
História.
Objetivo- Aprender e
compreender sobre tempo , como estudar História, e desenvolvimento de tal.
-ATENÇÃO
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
Leia o texto
e copie e responda as questões abaixo no caderno
Lendas e Mitos
Lenda é uma
narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De
caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos
com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. Com exemplos
bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem
explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm
explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou
sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o
dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo
fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à
medida em que vão sendo recontadas. Como referenciar: "Lendas e
Mitos"
O que é História?
O que é História?
Essa pergunta faz-nos refletir sobre a utilidade dessa disciplina para nossa
vida, sobretudo quando ela consegue dar respostas sobre curiosidades que nos
afligem.
Muitas pessoas
fazem essa pergunta na tentativa de dar resposta à outra: “Para que serve a
História?”. Bom, poderíamos dizer, inicialmente, que a palavra “história”, para
os antigos gregos (que a criaram), significava “pesquisa”, “investigação”, isto
é, implicava a busca pelos vestígios dos fatos passados, das glórias e das
tragédias vividas pelos homens e mulheres que nos antecederam. Essa busca pela
reconstrução desses fatos tinha o objetivo de não deixar morrer a memória de um
povo, de uma nação, de uma civilização ou da humanidade como um todo.
Quando nos vem à
mente alguma curiosidade sobre a História, sempre estamos querendo reavivar
essa memória e nunca deixá-la perecer. É por isso que a História sempre esteve
presente em todas as civilizações. Quando perguntamos “o que é a civilização
grega?” ou “o que é a Revolução Francesa?” ou, ainda, “o que é a Marcha para o
Oeste dos Estados Unidos?”, estamos a perguntar sobre coisas que, quando
elucidadas, ajudam-nos a entender melhor o sentido da presença humana na Terra,
ainda que não digam respeito à nossa vida diretamente. Veja um exemplo:
Um jovem de 15 anos
que mora no Brasil vê no noticiário uma reportagem sobre a Guerra Civil na
Síria. Ao longo da reportagem, há referências a “grupos rebeldes sunitas”. A
pergunta que vem imediatamente à mente desse rapaz é: “O que é sunita”? Por não
estar diretamente ligado à população da Síria, o interesse desse jovem por um
acontecimento atual leva-o a fazer uma pergunta que necessita de explicações
históricas. Daí que, para entender a referida guerra, ele terá que saber não
apenas o que é sunita, mas também o que é xiita, o que é islamismo, o que é
radicalismo islâmico etc. Uma pergunta referente a uma curiosidade que envolva
História sempre gera mais uma pergunta, e uma mais, e assim sucessivamente.
Outro exemplo
possível seria o de uma pessoa que passasse pela região central da capital da
Alemanha, Berlim, sem conhecer bem a história recente desse país e visse
fragmentos de um muro que, ao que lhe parece, circundava boa parte da cidade. A
pergunta que essa pessoa faria, instantaneamente, é “que muro é esse?” ou, mais
precisamente, “o que é o muro de Berlim?”. Logo que recebesse as primeiras
informações, outras perguntas viriam, como: “o que é a Guerra Fria?” e “o que é
a Reunificação da Alemanha?”
Esses exemplos
ajudam-nos a pensar sobre como a História pode suprir nossas necessidades de
compreender o mundo. A História não tem necessariamente um caráter de utilidade
funcional, como algumas ciências – a Química, por exemplo, que é usada para
resolver problemas práticos: produção de remédios, refinamento de petróleo etc.
A História é útil na medida em que nos dá a base para construirmos sentido,
isto é, para conseguirmos entender como as coisas que se passam no mundo atual
têm conexão com fatos passados. Esse sentido, invariavelmente, é construído por
meio de uma narrativa, de uma história, no sentido de narração mesmo. É por
isso que muita gente que gosta de ler ficção (romances e contos) também gosta
de livros de História, pois a narrativa é a base para as duas.
Sendo assim, a
História serve para nos situarmos no tempo, para não nos deixar desorientados,
sem referências passadas e sem perspectivas para o futuro ancoradas nessas
referências.
EXERCÍCIOS
1- Compare lendas e
mitos com história.
2- O texto aponta a
seguinte afirmação: “História pode suprir nossas necessidades de compreender o
mundo”. Explique.
3- “A História é
útil na medida em que nos dá a base para construirmos sentido, isto é, para
conseguirmos entender como as coisas que se passam no mundo atual têm conexão
com fatos passados”. Então para que serve a história?
4- Faça um desenho
referente ao texto acima, destacando o que você achou de mais interessante. Use
sua criatividade.