terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8° A e B


Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Taquaral de Goiás, 27 de Janeiro de 2021

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 8ª Ano A e B


Atividade de Estudo Orientado referente ao 1° Ciclo de 2021

1.     Estudo Orientado: Para que serve?

Olá, jovem estudante,

   O Estudo Orientado é um componente que integra a parte diversificada da matriz curricular do ensino médio da escola em tempo integral e tem como objetivo ensinar você a aprender a estudar melhor, de maneira planejada, em um ambiente favorável para que possa construir uma boa rotina diária de estudo.


Se você está se perguntando como organizar essa rotina, preste atenção em algumas dicas:

1. Organize seu tempo.

2. Identifique seus desafios de aprendizagem.

3. Conheça técnicas de estudo.

4. Construa sua autonomia



            Ter uma organização estudos diário, com horários específicos, ambiente favorável, viabiliza um bom desempenho escolar; o desenvolvimento de competências socio emocionais como autonomia, iniciativa, responsabilidade, autoconfiança, autoconhecimento; favorece no exercício de “Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser”; desenvolve o protagonismo e favorece a construção e consolidação do seu projeto de vida.                      

              Primeiro, construiremos o Plano de Estudo para organizar a sua rotina. Depois, veremos algumas técnicas de estudo e como separar materiais para auxiliá-lo(a)

 2.      Plano de Estudo: sistematização do tempo

O plano de estudo deve estar articulado com o seu projeto de vida. 

Você pode fazer um plano mensal ou bimestral. Claro! Sempre que for necessário, poderá alterá-lo.   

 É importante que seu plano de estudo atenda às suas necessidades de aprendizagem e ao seu interesse em aprender novos saberes e aprofundar conhecimentos que potencializem o seu projeto de vida.










Atividade

O questionário a seguir, ajudará você a refletir sobre seus hábitos de estudo e que medidas são necessárias para melhorá-los


Nome:

Ano:                                                           Turma:

Projeto de Vida:

 

Marque um x na opção ao lado, que melhor expressar sua resposta às indagações a seguir:

Nunca

Pouco

Bastante

Participa e presta atenção às aulas?

 

 

 

Dedica tempo para estudar sobre o que aprendeu na aula?

 

 

 

Faz revisão dos conteúdos antes das provas?

 

 

 

Acha que passa mais tempo estudando do que o necessário?

 

 

 

Reserva tempo para ler livros, revistas e outras publicações de seu interesse?

 

 

 

Termina a tempo as leituras obrigatórias indicadas pelo seu professor ou por sua professora?

 

 

 

Usa algum tipo de agenda, caderno, bloco de papel para fazer anotações que o/a ajudarão a compreender melhor determinado conteúdo?

 

 

 

Passa mais tempo nas redes sociais do que lendo ou realizando tarefas?

 

 

 

Tem dificuldades em produzir textos argumentativos com mais de 20 linhas?

 

 

 

Desliga aparelhos de televisão, rádio e/ou outros aparelhos que causam distração quando você vai estudar?

 

 

 

Tem dificuldade em concentrar-se quando vai resolver atividades escolares?

 

 

 

Conversa com amigos e/ou parentes sobre o que você aprendeu na aula?

 

 

 

Dá prioridade em aprofundar conteúdos que apoiam seu projeto de vida?

 

 

 


3.       Confeccionando plano de estudo


     Existem várias maneiras de elaborar um plano de estudo que atenda às necessidades de aprendizagem. Cada pessoa tem seu modo de estudar, porém, nem sempre é eficaz. Apresentamos um modelo de como organizar um plano de estudo que pode ajudar você a criar uma boa rotina de estudo.

Componente curricular

Estudo Orientado

Estudante

 

Professor/a

 

Projeto de vida:

Objetivo dos estudos

para alcançar o meu

 projeto de vida.