Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Taquaral de Goiás, 27 de Janeiro de 2021
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 8ª Ano A e B
Atividade de Estudo
Orientado referente ao 1° Ciclo de 2021
1.
Estudo Orientado: Para que serve?
Olá, jovem
estudante,
O Estudo Orientado é um componente que
integra a parte diversificada da matriz curricular do ensino médio da escola em
tempo integral e tem como objetivo ensinar você a aprender a estudar melhor, de
maneira planejada, em um ambiente favorável para que possa construir uma boa
rotina diária de estudo.
Se você está
se perguntando como organizar essa rotina, preste atenção em algumas dicas:
1. Organize seu tempo.
2. Identifique seus desafios de
aprendizagem.
3. Conheça técnicas de estudo.
4. Construa sua autonomia
Ter uma
organização estudos diário, com horários específicos, ambiente favorável,
viabiliza um bom desempenho escolar; o desenvolvimento de competências socio emocionais
como autonomia, iniciativa, responsabilidade, autoconfiança, autoconhecimento;
favorece no exercício de “Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a
Conviver e Aprender a Ser”; desenvolve o protagonismo e favorece a construção e
consolidação do seu projeto de vida.
Primeiro, construiremos o Plano
de Estudo para organizar a sua rotina. Depois, veremos algumas técnicas de
estudo e como separar materiais para auxiliá-lo(a)
O plano de estudo deve estar articulado com o seu projeto de vida.
Você pode fazer um plano mensal ou bimestral. Claro! Sempre que for necessário, poderá alterá-lo.
É importante que seu plano
de estudo atenda às suas necessidades de aprendizagem e ao seu interesse em
aprender novos saberes e aprofundar conhecimentos que potencializem o seu
projeto de vida.
Atividade
O questionário a seguir, ajudará você
a refletir sobre seus hábitos de estudo e que medidas são necessárias para melhorá-los
Nome: Ano:
Turma: Projeto de Vida: |
|
||
Marque
um x na opção ao lado, que melhor expressar sua resposta às indagações a
seguir: |
Nunca |
Pouco |
Bastante |
Participa
e presta atenção às aulas? |
|
|
|
Dedica
tempo para estudar sobre o que aprendeu na aula? |
|
|
|
Faz
revisão dos conteúdos antes das provas? |
|
|
|
Acha que
passa mais tempo estudando do que o necessário? |
|
|
|
Reserva
tempo para ler livros, revistas e outras publicações de seu interesse? |
|
|
|
Termina
a tempo as leituras obrigatórias indicadas pelo seu professor ou por sua
professora? |
|
|
|
Usa
algum tipo de agenda, caderno, bloco de papel para fazer anotações que o/a
ajudarão a compreender melhor determinado conteúdo? |
|
|
|
Passa
mais tempo nas redes sociais do que lendo ou realizando tarefas? |
|
|
|
Tem
dificuldades em produzir textos argumentativos com mais de 20 linhas? |
|
|
|
Desliga
aparelhos de televisão, rádio e/ou outros aparelhos que causam distração
quando você vai estudar? |
|
|
|
Tem
dificuldade em concentrar-se quando vai resolver atividades escolares? |
|
|
|
Conversa
com amigos e/ou parentes sobre o que você aprendeu na aula? |
|
|
|
Dá
prioridade em aprofundar conteúdos que apoiam seu projeto de vida? |
|
|
|
3. Confeccionando
plano de estudo
Existem várias maneiras de elaborar um plano de estudo que atenda às necessidades de aprendizagem. Cada pessoa tem seu modo de estudar, porém, nem sempre é eficaz. Apresentamos um modelo de como organizar um plano de estudo que pode ajudar você a criar uma boa rotina de estudo.
Componente curricular |
Estudo Orientado |
|
Estudante |
|
|
Professor/a |
|
|
Projeto
de vida: |
||
Objetivo dos estudos para alcançar o meu projeto de vida. |
|