quinta-feira, 20 de maio de 2021

Atividade de Educação Física - 6°A e B

Atividades de Educação Física Referente ao 2° Bimestre 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professor: Pabliny Ribeiro

Série: 6° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data:21/05/2021

Aluno(a):

 

Orientações

Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

 

Objetivo: Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.

Introdução ao Xadrez

História do Xadrez




    O xadrez é um jogo tão antigo que, durante todos os anos de sua existência, várias foram as histórias associadas à sua origem. A primeira história que é contada mundialmente se passa na Índia. Havia uma pequena cidade chamada Taligana, e o único filho do poderoso rajá foi morto em uma sangrenta batalha. O rajá entrou em depressão e nunca havia conseguido superar a perda do filho. O grande problema era que o rajá não só estava morrendo aos poucos, como também estava se descuidando em relação ao seu reino. Era uma questão de tempo até que o reino caísse totalmente. Vendo a queda do reino, um brâmane chamado Lahur Sessa, certo dia foi até o rei e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos, além de diversas peças que representavam fielmente as tropas do seu exército, a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. O sacerdote disse ao rajá que tal jogo poderia acalmar seu espírito e que sem dúvida alguma, iria curar-se da depressão. De fato, tudo o que o brâmane disse acontecera, o rajá voltou a governar seu reino, tirando o a crise de seu caminho. 

   Era inexplicável como aquilo tudo aconteceu, sendo um único tabuleiro com peças o responsável por tirar a tristeza do rajá. Como recompensa, o brâmane foi agraciado com a oportunidade de pedir o que quisesse. Logo de primeira, ele recusou tal oferta, pois achava que não fosse merecedor de tal proposta, mas mediante insistência do rajá, ele fez um simples pedido. O brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. O rajá chegou a achar graça, tamanha a ingenuidade do pedido. Entretanto, o humilde pedido do brâmane não era tão humilde assim. Após fazerem vários cálculos de quanto trigo eles teriam que dar para ele, descobriram que seria necessária toda a safra do reino por incríveis dois mil anos para atender ao pedido do sacerdote. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir (espécie de ministro, conselheiro do rajá) do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo. Na verdade, o que o brâmane apresentou para o rajá não foi o jogo de xadrez, foi a chaturanga, uma das principais variantes do jogo de xadrez moderno. Outra grande possibilidade que se apresenta em diversas histórias sobre a origem do xadrez, é que Ares, o deus da guerra, teria criado um tabuleiro para testar suas táticas de guerra (que eram bem limitadas, pois Ares nunca foi conhecido por ter tática nas suas batalhas, ele era simplesmente agressivo, atacando sem precisão alguma na maioria das vezes). Entretanto, cada peça do tabuleiro representava uma parte do seu exército, e assim foi, até que Ares teve um filho com uma mortal, e passou para ele os fundamentos do jogo. A partir de então, o jogo teria chegado ao conhecimento dos mortais. É sabido que entre 1450 e 1850, o xadrez começou a ter mudanças visíveis em relação ao que conhecemos hoje em dia. Foi nesse período que diversas peças ganharam movimentos que conhecemos atualmente, claro, todos esses movimentos e peças tendo como origem a Chaturanga.

O elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais. O vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais. Os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir, que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.

   As regras do xadrez que conhecemos hoje começaram a ser feitas em 1475, só não se sabe ao certo onde ocorreu esse início. Alguns historiadores divergem entre Espanha e Itália.

Foi neste período que os peões ganharam a mobilidade que conhecemos hoje em dia, que se resume em mover-se duas casas no seu primeiro movimento e tomar outros peões en passant. Nessa época também foram definidos os novos movimentos dos bispos e da rainha e, o mais importante, a rainha tornou-se a peça mais importante do jogo, sendo a única capaz de se movimentar para qualquer lado e avançar ou recuar quantas casas quiser. Os movimentos das demais peças, juntamente com o resto das regras que englobam todo o xadrez, só foram formalmente modificadas no meio do século XIX, e tais regras ainda se mantêm até hoje.

 

Objetivos do Jogo de Xadrez

·        Jogo disputado por dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em claras e escura.

·        Cada jogador possui 16 peças.

·        O objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente “sob ataque”, de tal forma que o oponente não tenha lance legal.

Tabuleiro;                                                       




  

       Peças;

Atividades

1 - A mais famosa lenda sobre o aparecimento do xadrez é atribuída a Sessa, um brâmane indiano, que desenvolvera o jogo para distrair seu rei. Sobre o xadrez é CORRETO afirmar que:

a) Jogo disputado por dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 64 casas (6x6) que são alternadas em claras e escura;

b) Jogo disputado por dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 32 casas (8x8) que são alternadas em claras e escura;

c) Jogo disputado por dois jogadores em um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em claras e escura;

d) Jogo disputado por dois jogadores em um tabuleiro retangular de 64 casas (8x8) que são alternadas em claras e escura.


2 - No jogo de xadrez, cada jogador dispõe de 16 peças. As peças são divididas em hierarquia, cada uma com um peso e movimento específico. Dentre as peças abaixo, qual não é considerada uma peça do jogo de xadrez?

a) Peão;

b) Cavalo;

c) Pino;

d) Torre.

 

3.Qual o objetivo do xadrez?

a) Capturar o rei do adversário.

b) Capturar a dama do adversário.

c)Dar xeque no rei.

d)Colocar o rei sob ataque de tal forma que ele não consiga escapar.

 

4.No jogo de xadrez, qual é a peça que anda em "L"?

a) O cavalo

b) O rei

c)O bispo

d)O peão

e) Nenhuma das alternativas


O Jogo de Damas é um jogo clássico e bastante popular no Brasil. Acredita-se que a origem do jogo seja bem antiga. Um tabuleiro semelhante a um tabuleiro de damas foi encontrado por volta de 3000 a.C. Também foram encontrados tabuleiros de Damas no antigo Egito e até os Romanos jogavam uma variante do jogo. Atualmente, existem diversas variações do jogo de acordo com o País ou região. O jogo de Damas possui regras mais simples que o Xadrez mas também possibilita uma grande dose de estratégia. É um jogo que agrada tanto adultos quanto crianças.


5. Crie o tabuleiro de damas e pratique o jogo e conte como foi sua experiencia;(envie fotos do desenho do seu tabuleiro ou vídeos de como foi seu jogo).